terça-feira, 24 de março de 2009

O que é "Intertextualidade"?


A intertextualidade é uma forma de diálogo entre textos, que pode se dar de forma mais implícita ou mais explícita e em diversos gêneros textuais.
O intertexto serve para ilustrar a importância do conhecimento de mundo e como este interfere no nível de compreensão do texto. Ao relacionar um texto com outro, o leitor entenderá que a intertextualidade é uma das estratégias utilizadas para a construção dos mesmos.
No caso específico do anúncio publicitário, por exemplo, o intertexto, quando usado, é uma forma diferente de persuasão, com o objetivo de levar o leitor a consumir um produto e também difundir a cultura.
Sendo assim, o objetivo deste blog é fazer com que o internauta perceba as aplicações do intertexto, bem como identificá-lo como importante artifício na produção de um texto. Embarque, então, nesta fantástica viagem ao mundo do intertexto!!!!!

15 comentários:

  1. Oie profª eu enteindi que intertextualida nos ajuda ter um idéai melhor do texto q nem vc disse q ele serve para ilustrar a importância do conhecimneto do texto !!

    Bom fim de semana até segunda

    Léo

    ResponderExcluir
  2. olá professora aqui e a larissa do 8 ano b eu gostei do texto e entendi que itertextualidade é uma forma de diálogo entre textos,que pode se dar de forma mais implícida ou mais explícida e em diversos genêneros textuais como asenhora já nós falou !!!

    ResponderExcluir
  3. ola peofessora aqui e mainan eu intendi o q intextualidade mainan 8 ano B

    ResponderExcluir
  4. oie professora
    aqui é a Nathalia do 8º ano A
    entendi o que é intertextualidade

    ResponderExcluir
  5. oie profª, adorei a explicação assim é mais facil de entender o que é intertextualidade.
    beijos
    Gabriela 8°ano B

    ResponderExcluir
  6. oie profª, lindo o teu blog mais ñ entendi oq eh intertextualidade.
    bjinhos
    by:stephany 8°ano C

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho que escolher apenas uma das alternativas ,dizendo qual delas é a que tem intertextualidade, mas todas apresentam uma das características citadas no texto.Como faço para descobrir qual delas é?

    ResponderExcluir
  8. Muito bons seus exemplos. Gostei muito mesmo. Já deixei meu voto!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Ola..bom dia.
    Estou fazendo o meu TCC, porém está muito difícil encontrar autores com o mesmo fio condutor da intertextualidade. Poderia enviar-me por e-mail alguns autores que utilizaram a parótica como prática pedagógica por favor.
    dedaaprijo_pb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. eu adorei o texto e a ideia de ter colocado a imagem do chico bento

    ResponderExcluir
  11. Olá professora, meu nome é Jullie, tenho 13 anos e sou 9°B da escola Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto / Olinda / Pernambuco ... Bom, preciso saber sobre intextualidade, indiscursividade e paródia para um seminário de literatura, e seu site me ajudou bastante... Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir